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Desconto: Da exceção à regra

Através de pesquisas de mercado, análise de custos e despesas, posicionamento estratégico de marca, monitoramento da sensibilidade do consumidor, complexas análises estatísticas e muito, mas muito suor, você consegue chegar a um preço inteligente, capaz de atender às expectativas do mercado e também de suprir as necessidades econômico-financeiras da empresa.

Até então, nada de incomum para um processo de precificação. O problema é quando esse preço não é refletido pelas receitas mensais de seus produtos e serviços, sendo impactado por um perigoso redutor de receitas: o desconto.

Mas desconto não é uma pratica comum de mercado? Não quando a exceção vira regra.

A pergunta que vem a seguir é: como resolver esse problema sem sacrificar as receitas?

Para isso, basta seguir algumas dicas:

  • Elabore uma política de descontos, considerando volumes, valores e negociações especiais.
  • Transmita essa política de forma transparente, principalmente para área comercial e de marketing.
  • Invista em treinamentos e workshops internos com sua equipe de salesforce, revisando processos de negociação, argumentação de vendas e compreensão das políticas internas.
  • Utilize o endomarketing para fortalecer junto ao público interno o posicionamento de sua(s) marca(s).

Caso perceba que suas políticas não estão surtindo efeito, revise e adapte-as à nova realidade.

Para a definição de um preço ideal, o ponto de partida é trabalhar na percepção da marca e avaliar o valor atribuído ao produto pelo cliente.

Precisando de suporte profissional para incrementar suas vendas sem perder a rentabilidade, contate a Orientart e descubra como nossa qualificada e experiente equipe pode te ajudar.